PHI – Índice de Saúde da Próstata

Análise específica e não invasiva para identificar o câncer de próstata.

O exame PHI – Índice de Saúde da Próstata é um novo salto da medicina no mapeamento do risco de câncer, além de reduzir a realização de biópsias desnecessárias.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. A incidência crescente em partes se justifica pela evolução dos métodos diagnósticos, o aumento na expectativa de vida e a melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país.

A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) tem sido a principal ferramenta para a indicação de biópsia prostática, o único método capaz de diagnosticar em definitivo o câncer no órgão.

No entanto, o exame possui limitações, já que a secreção da enzima pela próstata ocorre tanto por celular maligna quanto benignas.

O teste PHI: assertividade no rastreamento

O Índice de Saúde da Próstata, conhecido como PHI é um método inovador, que consiste em um índice multivariado obtido a partir de algoritmo matemático para a avaliação de risco de tumor prostático.

O cálculo utiliza os valores combinados de três dosagens: PSA total, PSA livre e p2PSA.

A partir do índice PHI é possível obter uma probabilidade de câncer de próstata utilizando apenas uma amostra de soro, que resulta em diminuição de biópsias desnecessárias.

O p2PSA e o diferencial do teste

O analítico p2PSA, ou [-2]pró-PSA, pertence a um grupo de precursores inativos do antígeno prostático conhecido como pró-PSA.

Esses precursores são encontrados em concentrações mais elevadas em tumores de próstata do que em tecidos benignos, o que garante alta especificidade no rastreamento da doença.

O p2PSA é a principal isoforma encontrada em extratos tumorais e, por isso e considerado o marcador sérico mais especifico para o câncer já descoberto até o momento.

Com dosagens do PSA, PSA livre e p2PSA por quimioluminescência o paciente poderá conhecer o seu Índice de saúde Prostático (PHI).

Benefícios do exame:
  • 3 vezes mais específico que o PSA isolado
  • Resultado personalizado através de risco individual
  • Procedimento não invasivo
  • Redução do número de biópsias negativas

Como fazer o exame?

Escolha e agende seu exame

Após escolher o exame desejado, converse com o seu médico para que ele possa lhe orientar e prescrever o exame se for recomendado. Feito isso, entre em contato com o Laboratório Fleming e agende seu exame.

É simples e rápido

O exame genético é feito a partir de uma amostra de sangue ou saliva. Clique aqui e saiba o tipo de material coletado nesse exame. A coleta é realizada no Laboratório Fleming, localizado na Rua Anchieta, 324, Centro – Jundiaí/SP.

Receba suas informações e converse com seu médico

Assim que o relatório estiver pronto, o resultado estará disponível em nosso site. Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Clique aqui para ver o prazo de entrega do resultado.

  • Aguardar 3 dias caso tenha realizado massagem prostática,
  • Após ejaculação (Relação Sexual), aguardar 48 horas,
  • 72 horas sem andar de: bicicleta, bicicleta ergométrica, moto ou cavalo.

O paciente devera consultar o médico e seguir orientação medica, caso tenha realizado cirurgia de próstata, esteja em uso de medicamento para próstata.

Todos medicamentos devem ser informados ao realizar o cadastro para coleta.

O exame é realizado a partir da coleta de sangue.

A coleta é realizada no Laboratório Fleming de segunda a sexta-feira das 6h30 às 17hs e aos sábados das 06h30 às 11hs, ou de acordo com a disponibilidade de atendimento.

Pedido Médico.

Documento.

10 dias corridos.

R$ 690,00

  • Câncer de Próstata

• PSA total
• PSA livre
• p2PSA.

MÉTODO: QUIMIOLUMINESCÊNCIA

RESULTADOS:

  • PSA LIVRE: ng/mL
  • PSA TOTAL: ng/mL
  • PORCENTAGEM DE PSA LIVRE/PSA TOTAL: %
  • P2PSA: pg/mL
  • ÍNDICE DE SAÚDE DA PRÓSTATA:

VALOR DE REFERÊNCIA:

PSA TOTAL:                                                          ATÉ 2,50 ng/mL

RELAÇÃO PSA LIVRE/PSA TOTAL:                    MAIOR QUE 25%

INDICE DE SAÚDE DA PRÓSTATA (PHI):

BAIXO RISCO:                                                     INFERIOR A 21,0

MÉDIO RISCO:                                                     DE  21,0 A 40,0

Entre em contato para agendar seu exame!
Outros exames que você pode se interessar