Painel de Câncer Hereditário Expandido

Análise genética expandida para identificar o risco hereditário de câncer.

O Painel de Câncer Hereditário Completo analisa 206 genes que inclui todos os principais genes e também as formas mais raras de câncer hereditário como: Melanoma, Feocromocitoma, Von Hippel Lindau, Paraganglioma, Cilindromatose, Birt-Hogg-Dubé, Complexo Carney, Xeroderma Pigmentoso, TumorTteratoide Rabdoide, Síndrome Hereditária de Leiomiomatose e Câncer Renal, Osteocondromatose Múltipla (Exostose Múltipla), entre outras.

O câncer e sua classificação

Segundo o instituto nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer pode ser definido como o conjunto de mais de 100 doenças, que tem em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgão, podendo irradiar para outras regiões do corpo.

O câncer pode ser classificado de acordo com suas características principais, especialmente o ritmo de divisão celular e a composição do tecido onde foi originado. Quando há divisão rápida, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Já o tumor benigno se trata simplesmente de uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

O que causa o câncer?

A ocorrência do câncer e de etiologia multifatorial, ou seja, tem origem na combinação de vários fatores inter-relacionados, podendo ser externos ou internos ao organismo.

Segundo o INCA, 80% a 90% dos canceres estão associados a fatores ambientais (externos), sendo que o surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer. Alguns deles tem associação bem estabelecida – cigarro e câncer de pulmão ou exposição excessiva ao sol e câncer de pele, por exemplo, enquanto outros ainda estão em estudo ou ainda permanecem completamente desconhecidos.

As causas internas são na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas a capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

Câncer e hereditariedade

O conjunto de informações relacionadas a organização das estruturas, às formas e as atividades das células no organismo está contido nos genes. Estas unidades de informações são compostas por cadeia de ácidos desoxirribonucleico (DNA) de comprimentos variados e conferem a cada ser uma identidade única baseada na combinação do material genético de seus genitores.

Durante o ciclo celular, uma célula normal pode sofrer alterações no DNA, conhecidas como mutação, e passa a receber instruções equivocadas para as suas atividades de crescimento e reprodução. Tais alterações podem ocorrer em genes especiais denominados proto-oncogenes e acarretar em perda do controle sobre a multiplicação e consequente malignização celular. Estas alterações podem ser transmitidas a gerações futuras através do DNA multado e são responsáveis pelo surgimento de diversos tipos de tumores hereditários.

Como fazer o exame?

Escolha e agende seu exame

Após escolher o exame desejado, converse com o seu médico para que ele possa lhe orientar e prescrever o exame se for recomendado. Feito isso, entre em contato com o Laboratório Fleming e agende seu exame.

É simples e rápido

O exame genético é feito a partir de uma amostra de sangue ou saliva. Clique aqui e saiba o tipo de material coletado nesse exame. A coleta é realizada no Laboratório Fleming, localizado na Rua Anchieta, 324, Centro – Jundiaí/SP.

Receba suas informações e converse com seu médico

Assim que o relatório estiver pronto, o resultado estará disponível em nosso site. Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Clique aqui para ver o prazo de entrega do resultado.

Jejum não obrigatório.

O exame é realizado a partir da coleta de sangue.

Realizada no Laboratório Fleming, de segunda a quarta-feira das 6h30 às 13hs, ou de acordo com a disponibilidade de atendimento.

Questionários para testes genéticos.

Pedido Médico.

Documento.

37 dias úteis.

R$ 7.200,00

  • Melanoma
  • Feocromocitoma
  • Von Hippel Lindau
  • Paraganglioma
  • Cilindromatose
  • Birt-Hogg-Dubé
  • Complexo Carney
  • Xeroderma Pigmentoso
  • TumorTteratoide Rabdoide
  • Síndrome Hereditária de Leiomiomatose
  • Câncer Renal
  • Osteocondromatose Múltipla (Exostose Múltipla)

ACD,AIP,AKT1,ALK,APC,ASCL1,ATM,ATR,AXIN2,BAP1,BARD1,BDNF,BLM,BMPR1A,BRCA1,BRCA2,BRIP1,
BUB1B,CASP10,CASP9,CBL,CDC73,CDH1,CDH23,CDK4,CDKN1B,CDKN1C,CDKN2A,CEBPA,CEP57,CHEK2,
CREBBP,CSF3R,CTC1,CTN,NB1,CYLD,DDB2,DICER1,DIS3L2,DKC1,DNAJC21,DNMT3B,DOCK8,EDN3,
EPCAM,ERCC2,ERCC3,ERCC4,ERCC5,ERCC6,ERCC8,EXT1,EXT2,EZH2,FAN1,FANCA,FANCB,FANCC,
FANCD2,FANCE,FANCF,FANCG,FANCI,FANCL,FANCM,FAS,FASLG,FH,FLCN,G6PC,GATA1,GATA2,GDNF,
GLMN,GNAS,GPC3,GREM1,GTF2E2,H19,HNF1A,HOXB13,HRAS,IPMK,JAG1,JAK2,KIF1B,KIT,KLLN,KRAS,LIG4,
LZTR1,MAD2L2,MAGT1,MAP2K1,MAP2K2,MAP3K1,MAX,MEN1,MET,MITF,MLH1,MLH3,MMP1,MNX1,
MRE11A,MSH2,MSH3,MSH6,MSR1,MTAP,MUTYH,NBN,NF1,NF2,NHP2,NME1,NOP10,NRAS,NSD1,NTHL1,
NTRK1,PALB2,PARN,PDGFB,PDGFRA,PDGFRB,PHOX2B,PIK3CA,PMS2,POLD1,POLE,POLH,POT1,PRF1,
PRKAR1A,PSMC3IP,PTCH1,PTCH2,PTEN,PTPN11,RAD50,RAD51,RAD51C,RAD51D,RAD54L,RAF1,RASA2,
RASAL1,RB1,RECQL,RECQL4,RET,RHBDF2,RNASEL,RNF139,RRAS,RSPO1,RTEL1,RUNX1,SAMD9,SAMD9L,
SBDS,SDHA,SDHAF2,SDHB,SDHC,SDHD,SEC23B,SERPINA1,SETBP1,SH2D1A,SHOC2,SLX4,SMAD4,SMARCA4,
SMARCB1,SMARCE1,SOS1,SPRTN,STAT3,STK11,SUFU,TERC,TERT,TGFBR2,TINF2,TMC6,TMC8,TMEM127,
TP53,TRIP13,TSC1,TSC2,UBE2T,VHL,WAS,WIPF1,WNT10A,WRAP53, WRN,WT1,XIAP,XPA,XPC,XRCC2,ZNF687.

Método: PCR (reação em cadeia da polimerase) seguido por sequenciamento de nova geração

Entre em contato para agendar seu exame!
Outros exames que você pode se interessar