BRCA1 E BRCA2 – Painel – Sequenciamento e MLPA – Câncer de Mama e Ovário

Análise genética completa para identificar os riscos de desenvolvimento de Câncer de Mama e Ovário Hereditários.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Pouco frequente, o câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o de menor chance de cura. Cerca de 3/4 dos cânceres desse órgão apresentam-se em estágio avançado no momento do diagnóstico. A maioria dos tumores de ovário são carcinomas epiteliais (câncer que se inicia nas células da superfície do órgão), o mais comum, ou tumor maligno de células germinativas (que dão origem aos espermatozoides e aos ovócitos – chamados erroneamente de óvulos).

O teste

Análise genética completa, que inclui sequenciamento NGS de todos os éxons codificantes de BRCA1 e BRCA2 e análise de rearranjos de BRCA1 e BRCA2 (MLPA – análise do número de cópias).

A análise genética dos genes BRCA1 e BRCA2 é recomendada para indivíduos com suspeita clínica de síndrome de Câncer de Mama e Ovário hereditários.

Como fazer o exame?

Escolha e agende seu exame

Após escolher o exame desejado, converse com o seu médico para que ele possa lhe orientar e prescrever o exame se for recomendado. Feito isso, entre em contato com o Laboratório Fleming e agende seu exame.

É simples e rápido

O exame genético é feito a partir de uma amostra de sangue ou saliva. Clique aqui e saiba o tipo de material coletado nesse exame. A coleta é realizada no Laboratório Fleming, localizado na Rua Anchieta, 324, Centro – Jundiaí/SP.

Receba suas informações e converse com seu médico

Assim que o relatório estiver pronto, o resultado estará disponível em nosso site. Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Clique aqui para ver o prazo de entrega do resultado.

Jejum não obrigatório.

O exame é realizado a partir da coleta de sangue.

A coleta é realizada no Laboratório Fleming, de segunda a quarta – feira das 6h30 às 14hs, ou de acordo com a disponibilidade de atendimento.

Pedido Médico.

Documento.

22 dias úteis.

R$ 3950,00

  • Câncer de mama
  • Câncer de ovário

BRCA1 e BRCA2.

Formato de resultado do exame BRCA1 E BRCA2 – SEQUENCIAMENTO e MLPA

Método: PCR (reacao em cadeia da polimerase) seguido por sequenciamento de nova geracao e mlpa – amplificacao de multiplas sondas dependente de ligação.

Aproximadamente 10% dos casos de pacientes com câncer de mama e ovário são hereditários. Mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 são as principais responsáveis pelo desenvolvimento da doença.

O risco hereditário para desenvolvimento de câncer de mama e ovário é associado principalmente aos genes BRCA1 e BRCA2. Mutações patogênicas nestes genes são relacionadas a casos familiares de câncer de mama e de ovário, assim como de outros tumores.

Exame indicado para pacientes com história pessoal e familiar de neoplasia de mama e de ovário que preencham os critérios para a síndrome de suscetibilidade hereditária a tais cânceres. Alterações genéticas hereditárias são responsáveis por 5% a 10% dos casos de câncer de mama, sendo que mutações patogênicas nos genes BRCA1 e BRCA2 explicam até 45% desses casos. Mutações deletérias aumentam o risco em até 85% em mama e até 60% em ovário.

Entre em contato para agendar seu exame!
Outros exames que você pode se interessar