Coprobiome

Receba informações precisas para auxiliar a avaliação do equilíbrio da flora intestinal.

O Coprobiome é um teste molecular, que permite identificar a composição e detectar possíveis estados de disbiose intestinal, quadro clínico em que há desequilíbrio das relações da microbiota.

No corpo humano, a disbiose pode ocorrer por uma infinidade de fatores, como a utilização de antimicrobianos, quimioterápicos e internação hospitalar, levando à diminuição da diversidade da microbiota intestinal. Essa queda da diversidade pode resultar no estabelecimento, aumento e fixação de microrganismos patogênicos, podendo, assim, afetar a saúde do paciente.

Um número crescente de estudos sobre o microbioma intestinal humano (análise da microbiota por meio do sequenciamento de DNA) vem catalogando os microrganismos e relacionando-os às funções e disfunções do corpo humano.

O microbioma intestinal humano pode ser muito diferente entre os indivíduos, considerando a composição de espécies, sua diversidade e abundância, estando diretamente relacionado com os hábitos de vida de cada pessoa e ao seu estado de saúde.

O teste foi desenvolvido para auxiliar em processos investigativos relacionados ao diagnóstico clínico, bem como na avaliação e tratamento de pacientes em condições como:

  • Pacientes oncológicos em tratamento com quimioterápicos;
  • Monitoramento de pacientes mais suscetíveis às perturbações da microbiota intestinal, como em casos de antibioticoterapia;
  • Pessoas com quadro de infecções causadas por bactérias como Clostridium difficile;
  • Otimização e avaliação da eficácia de tratamentos probióticos e prebióticos;
  • Acompanhamento de mudanças de dietas e/ou estilo de vida de pacientes;
  • Identificação da composição da microbiota intestinal para avaliação do tratamento que utiliza o transplante de fezes.

A queda da diversidade da microbiota intestinal pode resultar no estabelecimento e fixação de microrganismos patogênicos podendo acarretar quadros de infecção, inflamação, entre outros. As vias de interação que levam a uma disbiose são muito complexas e dependentes de múltiplos fatores.

Diariamente surgem mais estudos relacionados à disbiose, que precisam ser avaliados de forma crítica para o entendimento do impacto desse desequilíbrio observado na saúde do paciente. Todo teste laboratorial deve ser interpretado por profissional da saúde habilitado, levando em consideração o quadro clínico do paciente.

Como fazer o exame?

Escolha e agende seu exame

Após escolher o exame desejado, converse com o seu médico para que ele possa lhe orientar e prescrever o exame se for recomendado. Feito isso, entre em contato com o Laboratório Fleming e agende seu exame.

É simples e rápido

O exame é feito a partir de uma amostra de fezes. Clique aqui e saiba o tipo de material coletado nesse exame. A coleta é realizada no Laboratório Fleming, localizado na Rua Anchieta, 324, Centro – Jundiaí/SP.

Receba suas informações e converse com seu médico

Assim que o relatório estiver pronto, o resultado estará disponível em nosso site. Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Clique aqui para ver o prazo de entrega do resultado.

Jejum não obrigatório.

O exame é realizado a partir de fezes recentes.

– Utilizar Kit fornecido pelo Laboratório Fleming.

– Coletar as fezes no acessório descartável próprio presente no kit.

– Introduzir um swab nas fezes recentes, o suficiente para deixar o swab sujo.

– Abrir o tubo contendo a solução estabilizante (tampão EasySample) e introduzir o swab. Quebrar o swab utilizando as paredes do tubo e enviá-lo dentro do tubo contendo o tampão.

– Feche bem o microtubo e faça movimentos de inversão por um minuto.

– Colocar o microtubo contendo a amostra dentro da embalagem plástica de transporte SEM LACRAR. Armazene em temperatura ambiente, protegido da luz solar até o envio ao laboratório. Os demais materiais utilizados para coleta podem ser descartados.

– Importante manter a embalagem aberta, sem lacrar, para conferência do material no momento do recebimento no laboratório.

– Imprescindível o preenchimento correto de formulário específico (Formulário de Cadastro Probiome) para realização do exame. O cliente deve preencher o formulário sempre com o auxílio do profissional da saúde solicitante.

A entrega do kit é realizada no Laboratório Fleming de segunda a sexta – feira das 6h30 às 17hs, ou de acordo com a disponibilidade de atendimento.

Pedido Médico.

Documento.

É obrigatório o envio de cópia do pedido médico.

É obrigatório o envio do Formulário de Cadastro Probiome completamente preenchido.

15 dias úteis.

R$ 890,00

Disbiose Intestinal

V3/V4 do gene 16S rRNA

O teste utiliza a tecnologia do Diagnóstico Microbiológico Digital (DMD) para identificar e diferenciar os microrganismos a partir do DNA presente na amostra, sem a necessidade de etapas de cultivo microbiológico.

A amostra coletada em solução estabilizante será submetida à extração do DNA bacteriano. A partir desse DNA, a identificação das espécies bacterianas que compõem a microbiota intestinal será realizada por meio do sequenciamento de alto desempenho, utilizando a região V3/V4 do gene Ribossomal 16S rRNA.

Entre em contato para agendar seu exame!
Outros exames que você pode se interessar