Análise específica e não invasiva para identificar o câncer de próstata.
O exame PHI – Índice de Saúde da Próstata é um novo salto da medicina no mapeamento do risco de câncer, além de reduzir a realização de biópsias desnecessárias.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. A incidência crescente em partes se justifica pela evolução dos métodos diagnósticos, o aumento na expectativa de vida e a melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país.
A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) tem sido a principal ferramenta para a indicação de biópsia prostática, o único método capaz de diagnosticar em definitivo o câncer no órgão.
No entanto, o exame possui limitações, já que a secreção da enzima pela próstata ocorre tanto por celular maligna quanto benignas.
O teste PHI: assertividade no rastreamento
O Índice de Saúde da Próstata, conhecido como PHI é um método inovador, que consiste em um índice multivariado obtido a partir de algoritmo matemático para a avaliação de risco de tumor prostático.
O cálculo utiliza os valores combinados de três dosagens: PSA total, PSA livre e p2PSA.
A partir do índice PHI é possível obter uma probabilidade de câncer de próstata utilizando apenas uma amostra de soro, que resulta em diminuição de biópsias desnecessárias.
O p2PSA e o diferencial do teste
O analítico p2PSA, ou [-2]pró-PSA, pertence a um grupo de precursores inativos do antígeno prostático conhecido como pró-PSA.
Esses precursores são encontrados em concentrações mais elevadas em tumores de próstata do que em tecidos benignos, o que garante alta especificidade no rastreamento da doença.
O p2PSA é a principal isoforma encontrada em extratos tumorais e, por isso e considerado o marcador sérico mais especifico para o câncer já descoberto até o momento.
Com dosagens do PSA, PSA livre e p2PSA por quimioluminescência o paciente poderá conhecer o seu Índice de saúde Prostático (PHI).
Benefícios do exame:
- 3 vezes mais específico que o PSA isolado
- Resultado personalizado através de risco individual
- Procedimento não invasivo
- Redução do número de biópsias negativas
Como fazer o exame?
Escolha e agende seu exame
Após escolher o exame desejado, converse com o seu médico para que ele possa lhe orientar e prescrever o exame se for recomendado. Feito isso, entre em contato com o Laboratório Fleming e agende seu exame.
É simples e rápido
O exame genético é feito a partir de uma amostra de sangue ou saliva. Clique aqui e saiba o tipo de material coletado nesse exame. A coleta é realizada no Laboratório Fleming, localizado na Rua Anchieta, 324, Centro – Jundiaí/SP.
Receba suas informações e converse com seu médico
Assim que o relatório estiver pronto, o resultado estará disponível em nosso site. Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Clique aqui para ver o prazo de entrega do resultado.
- Aguardar 3 dias caso tenha realizado massagem prostática,
- Após ejaculação (Relação Sexual), aguardar 48 horas,
- 72 horas sem andar de: bicicleta, bicicleta ergométrica, moto ou cavalo.
O paciente devera consultar o médico e seguir orientação medica, caso tenha realizado cirurgia de próstata, esteja em uso de medicamento para próstata.
Todos medicamentos devem ser informados ao realizar o cadastro para coleta.
O exame é realizado a partir da coleta de sangue.
A coleta é realizada no Laboratório Fleming
Segunda a sexta: 6h às 16h30
Sábado: 6h às 11h30
Verifique a disponibilidade de realização com a nossa equipe pelo WhatsApp: http://bit.ly/WhatsAppFleming
Pedido Médico.
Documento.
10 dias corridos.
- Câncer de Próstata
• PSA total
• PSA livre
• p2PSA.
MÉTODO: QUIMIOLUMINESCÊNCIA
RESULTADOS:
- PSA LIVRE: ng/mL
- PSA TOTAL: ng/mL
- PORCENTAGEM DE PSA LIVRE/PSA TOTAL: %
- P2PSA: pg/mL
- ÍNDICE DE SAÚDE DA PRÓSTATA:
VALOR DE REFERÊNCIA:
PSA TOTAL: ATÉ 2,50 ng/mL
RELAÇÃO PSA LIVRE/PSA TOTAL: MAIOR QUE 25%
INDICE DE SAÚDE DA PRÓSTATA (PHI):
BAIXO RISCO: INFERIOR A 21,0
MÉDIO RISCO: DE 21,0 A 40,0