Receba informações precisas para auxiliar a avaliação do equilíbrio da flora intestinal.
O Coprobiome é um teste molecular, que permite identificar a composição e detectar possíveis estados de disbiose intestinal, quadro clínico em que há desequilíbrio das relações da microbiota.
No corpo humano, a disbiose pode ocorrer por uma infinidade de fatores, como a utilização de antimicrobianos, quimioterápicos e internação hospitalar, levando à diminuição da diversidade da microbiota intestinal. Essa queda da diversidade pode resultar no estabelecimento, aumento e fixação de microrganismos patogênicos, podendo, assim, afetar a saúde do paciente.
Um número crescente de estudos sobre o microbioma intestinal humano (análise da microbiota por meio do sequenciamento de DNA) vem catalogando os microrganismos e relacionando-os às funções e disfunções do corpo humano.
O microbioma intestinal humano pode ser muito diferente entre os indivíduos, considerando a composição de espécies, sua diversidade e abundância, estando diretamente relacionado com os hábitos de vida de cada pessoa e ao seu estado de saúde.
O teste foi desenvolvido para auxiliar em processos investigativos relacionados ao diagnóstico clínico, bem como na avaliação e tratamento de pacientes em condições como:
- Pacientes oncológicos em tratamento com quimioterápicos;
- Monitoramento de pacientes mais suscetíveis às perturbações da microbiota intestinal, como em casos de antibioticoterapia;
- Pessoas com quadro de infecções causadas por bactérias como Clostridium difficile;
- Otimização e avaliação da eficácia de tratamentos probióticos e prebióticos;
- Acompanhamento de mudanças de dietas e/ou estilo de vida de pacientes;
- Identificação da composição da microbiota intestinal para avaliação do tratamento que utiliza o transplante de fezes.
A queda da diversidade da microbiota intestinal pode resultar no estabelecimento e fixação de microrganismos patogênicos podendo acarretar quadros de infecção, inflamação, entre outros. As vias de interação que levam a uma disbiose são muito complexas e dependentes de múltiplos fatores.
Diariamente surgem mais estudos relacionados à disbiose, que precisam ser avaliados de forma crítica para o entendimento do impacto desse desequilíbrio observado na saúde do paciente. Todo teste laboratorial deve ser interpretado por profissional da saúde habilitado, levando em consideração o quadro clínico do paciente.
Como fazer o exame?
Escolha e agende seu exame
Após escolher o exame desejado, converse com o seu médico para que ele possa lhe orientar e prescrever o exame se for recomendado. Feito isso, entre em contato com o Laboratório Fleming e agende seu exame.
É simples e rápido
O exame é feito a partir de uma amostra de fezes. Clique aqui e saiba o tipo de material coletado nesse exame. A coleta é realizada no Laboratório Fleming, localizado na Rua Anchieta, 324, Centro – Jundiaí/SP.
Receba suas informações e converse com seu médico
Assim que o relatório estiver pronto, o resultado estará disponível em nosso site. Você receberá um e-mail com os dados de acesso. Clique aqui para ver o prazo de entrega do resultado.
Jejum não obrigatório.
O exame é realizado a partir de fezes recentes.
– Utilizar Kit fornecido pelo Laboratório Fleming.
– Coletar as fezes no acessório descartável próprio presente no kit.
– Introduzir um swab nas fezes recentes, o suficiente para deixar o swab sujo.
– Abrir o tubo contendo a solução estabilizante (tampão EasySample) e introduzir o swab. Quebrar o swab utilizando as paredes do tubo e enviá-lo dentro do tubo contendo o tampão.
– Feche bem o microtubo e faça movimentos de inversão por um minuto.
– Colocar o microtubo contendo a amostra dentro da embalagem plástica de transporte SEM LACRAR. Armazene em temperatura ambiente, protegido da luz solar até o envio ao laboratório. Os demais materiais utilizados para coleta podem ser descartados.
– Importante manter a embalagem aberta, sem lacrar, para conferência do material no momento do recebimento no laboratório.
– Imprescindível o preenchimento correto de formulário específico (Formulário de Cadastro Probiome) para realização do exame. O cliente deve preencher o formulário sempre com o auxílio do profissional da saúde solicitante.
A entrega do kit é realizada no Laboratório Fleming
Segunda a sexta: 6h às 16h30
Sábado: 6h às 11h30
Verifique a disponibilidade de realização com a nossa equipe pelo WhatsApp: http://bit.ly/site-Fleming
Pedido Médico.
Documento.
É obrigatório o envio de cópia do pedido médico.
É obrigatório o envio do Formulário de Cadastro Probiome completamente preenchido.
15 dias úteis.
Disbiose Intestinal
V3/V4 do gene 16S rRNA
O teste utiliza a tecnologia do Diagnóstico Microbiológico Digital (DMD) para identificar e diferenciar os microrganismos a partir do DNA presente na amostra, sem a necessidade de etapas de cultivo microbiológico.
A amostra coletada em solução estabilizante será submetida à extração do DNA bacteriano. A partir desse DNA, a identificação das espécies bacterianas que compõem a microbiota intestinal será realizada por meio do sequenciamento de alto desempenho, utilizando a região V3/V4 do gene Ribossomal 16S rRNA.